Tel: (15) 3418-0333

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

©2019 - Grupo Schiavi - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por www.dlpz.com.br

Buscar
  • Chef Diego Schiavi

Você já ouviu a expressão “fare la scarpetta”?

Atualizado: 16 de Set de 2019

Muito conhecida na Itália e, há anos, também difundida no Brasil, a expressão consiste no hábito de passar o pão no prato após comer uma massa italiana com molho.




Este hábito é muito comum, também, no Brasil, oriundo da origem de muitos de nossos antepassados, imigrantes ou descendentes diretos de italianos. E nós, brasileiros, já o temos como uma prática rotineira em casa, após um prato de macarronada, aos domingos. Certo?


Mas, ao contrário do que muitos ainda pensam, fazer isso não é falta de educação. Pelo contrário. O hábito é uma síntese da culinária italiana, familiar e afável e, mais do que isso, está enraizada na cultura daquele país de maneira profunda.


Bem... Eu, pelo menos, não conheço maneira melhor para finalizar um prato de raviolones ao pesto ou um belo nhoque à bolonhesa. Vocês conhecem?


Mas vale lembrar que, embora esta prática seja comum, comer o pão junto com a massa não é algo que os italianos vêm com bons olhos. Então se estiver na Itália, primeiro finalize o prato e depois deslize o pão para absorver o molho. Mas não coma pão e massa ao mesmo tempo.


E, aqui vai outra dica: experimente usar um pão italiano. Ele tem consistência incrível para isso! E você ainda pode fatiar o pão em pequenas porções, congelar, e aquecer ao forno quando for consumir. Ele fica crocante e macio como um pão fresquinho.


Agora que vocês já sabem, lembrem-se de dizer “fare la scarpetta” quando usarem desta técnica no futuro. E contem para seus amigos o que isso significa. Todos vão amar saber!

27 visualizações