Tel: (15) 3418-0333

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

©2019 - Grupo Schiavi - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por www.dlpz.com.br

Buscar
  • Chef Diego Schiavi

Você conhece o atum bluefin?

O bluefin, ou “hon maguro”, como é conhecido no Japão, é um dos peixes mais apreciados para sushis, sashimis e diferentes cortes da culinária japonesa.



Este atum é considerado o Rei dos Mares pelos japoneses por ser extremamente grande (podendo chegar a até 5 metros de comprimento) e ter sua carne muito saborosa e com textura superior às demais espécies.


Ele pode ser capturado em diferentes regiões do mundo, mas não na costa brasileira, fato que faz com que o peixe seja raro em comércios locais e restaurantes e eleva seu preço, tornando-o objeto de cobiça dos apreciadores por aqui.


Sua maior ocorrência é no norte do Oceano Pacífico e nas faixas do Atlântico entre o Golfo do México e o Mar Mediterrâneo. Pode ser visto também na faixa oceânica que acompanha o Trópico de Capricórnio, em menor quantidade.


Embora chegue próximo aos 5 metros e aos 670 quilos, o peixe é, normalmente, capturado próximo aos 250 quilos. E por ser tão grande, a forma como é limpo e fracionado pode variar ao redor do mundo.


Sua parte mais valorizada é a região da barriga, que possui maior concentração de gordura e apresenta uma aparência marmorizada, textura macia e amanteigada quando se come. Por ser rica em gordura, esta parte do peixe é caracterizada por ter a carne mais clara.

Os japoneses chamam este pedaço do atum de “toro”, que provém da palavra japonesa “toro-keru” (derreter). E a sensação que temos ao provar um corte de toro é, justamente, essa. A carne derrete na boca. Uma experiência incrível!



Por ser tão bom e tão apreciado, o atum bluefin tem sido capturado em enormes quantidades mundo afora, o que contribuiu para sua diminuição e fez com que agências internacionais regulassem sua pesca, tornando-o ainda mais raro em restaurantes tupiniquins.


Se você nunca provou este peixe, recomendamos que o faça. Trata-se de uma experiência gastronômica única, daquelas que marcam nossas vidas. Comer um niguiri de bluefin é provar uma iguaria e poder ter acesso a este tipo de produto é um privilégio.


Experimente cortes de bluefin em diferentes formas em nosso Kare Izakaya, bar japonês especializado em culinária quente e em atum bluefin, o Diamante Negro dos Mares.



Serviço:

Kare Izakaya

Mercadão Campolim – Sorocaba – São Paulo.

Rua Antônio Perez Hernandez, 125 – Parque Campolim.

Redes Sociais: @kareizakaya

Clique aqui para conhecer mais

72 visualizações