Tel: (15) 3418-0333

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

©2019 - Grupo Schiavi - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por www.dlpz.com.br

Buscar
  • Chef Diego Schiavi

Molho Pesto, a receita tradicional

A essa altura do campeonato você já deve ter experimentado ou, ao menos, ouvido falar, do molho pesto, um tradicional molho à base de manjericão, com aparência bem verdinha, aroma incrível e que acompanha muito bem diferentes tipos de massa.


O molho, tradicionalmente preparado em algumas regiões da Itália, pode ser feito sem grandes mistérios, embora sua receita tenha sido muito modificada e adaptada à diferentes gostos e, de acordo com os ingredientes locais.


É muito comum observar quem faça pesto com castanhas brasileiras ou queijos não convencionais, mas a receita tradicional é uma só e leva pinolis e queijo parmesão (ou parmigiano-reggiano se você encontrar, é claro).


Este molho vai muito bem com massas artesanais, harmoniza com tomates e azeitonas, combina muito bem com queijos como a muçarela de búfala e, inclusive, pode ser usado como base para pizzas também, substituindo o molho vermelho de costume.


Nhoque ao pesto

Agora, se você quer aprender a preparar esta delícia, aqui vai a receita:


Ingredientes


  • 1 Xícara de Chá de Manjericão (somente as folhas)

  • ½ Xícara de Chá de Azeite (utilize um bom azeite, de preferência)

  • 2 Colheres de Sopa de Pinolis

  • ½ Xícara de Chá de Parmesão Ralado na Hora

  • Pimenta do Reino e Sal a Gosto (cuidado, pois o parmesão já é salgado)


Modo de Preparo


O modo de preparo mais tradicional é com o amofariz, uma espécie de pilão de madeira onde tudo pode ser triturado e esmagado.


Você pode fazê-lo em casa, usando um destes pilões de temperos tradicionais ou optar pelo modo de preparo mais prático e moderno, que faz uso de um processador de alimentos.

Utilizando o processador de alimentos, coloque todos os ingredientes e processe até que as folhas sejam reduzidas a pequenos pedacinhos, formando um molho com bastante textura.


Se preferir, acrescente o azeite aos poucos para atingir o ponto e deixe para corrigir o sal no final do preparo, se necessário.


Dica do Chef: Antes de preparar o pesto, você pode branquear as folhas de manjericão para obter um sabor mais agradável, menor amargor e aspecto mais verde no seu molho.
Ferva a água em uma panela e prepare outro recipiente com 2 litros de água e gelo ao lado.
Coloque as folhas do manjericão na água fervente por apenas 5 segundos, removendo-as em seguida para escorrer a água e imediatamente colocá-las na água com gelo.
Esprema com cuidado as folhas para remover o excesso de água e depois faça o processo normal de preparo descrito acima.

Depois de pronto, para armazenar, cubra o molho com azeite completamente e leve-o à geladeira em um recipiente totalmente fechado. Ele pode ser guardado por até 15 dias ou congelado por até 180, se preferir. Mas nada melhor do que consumir o pesto fresco, feito na hora, já que é tão fácil e rápido de se fazer. Certo?


Mas se você é do tipo que está buscando alternativas mais práticas, anote aí:


Na Sapore D’Arte Food Shop você vai encontrar massas artesanais, pães e até mesmo molhos artesanais prontos para consumo e tudo o que você quiser para harmonizar o seu jantar ao pesto ou com qualquer outro molho de sua preferência.


Serviço:


Sapore D’Arte Food Shop

Instagram: @saporedarte

Endereço: Mercadão Campolim, Box 83 - Sorocaba.

Ver no Mapa: Clique Aqui.


De Segunda à Sexta, das 8h às 22h.

Sábado das 08h às 20h.

Domingo das 10h às 14h.

14 visualizações